Resenha: Law School

     Law School chegou ao fim, um dos melhores dramas do ano e que superou todas as minhas expectativas. Essa resenha vai ser um pouco diferente, vou apresentar os personagens e a história, mas sem entregar muitos spoilers, já que acabaria com toda a emoção de assistir. Esse drama tem o papel de fazer os telespectadores desvendarem o que está acontecendo e eu não posso tirar esse gostinho de vocês. Vamos a resenha e NÃO OLHE O SPOILER...
Sinopse: Quando um assassinato acontece em uma das escolas de direito mais prestigiadas da Coreia do Sul, todos os alunos e os professores se juntam para pegar o assassino. Mas e se o verdadeiro culpado for um deles?
Título: Law School/ 로스쿨
Gênero: Misterio, Crime e Drama
Episódios: 16
Canal: JTBC e Netflix
Período de transmissão: 14 de Abril até 09 de Junho de 2020

Razão X Emoção
     Primeiro temos a professora de direito civil, Kim Eun Sook, uma professora que gosta de dar suas aulas descontraidamente e de se aproximar dos alunos, para conhece-los e até compreende-los, uma mulher que nasceu para ser professora, que ama o que faz e que é super maternal. Aos poucos vamos vendo como ela passou de juíza para professora de direito, o porquê dessa mudança e como o seu instinto para o certo prevalece na maioria das vezes. A Professora Kim usa a inteligência misturada com suas emoções, assim ela pode julgar uma pessoa corretamente. Eu particularmente amei essa mulher, do começo ao fim, uma verdadeira professora que ama seus alunos acima de tudo, mas sem perder seu foco diante da lei e do dever.
     Agora vamos falar do aluno mais inteligente da faculdade de direito, Han Joon Hwi, mais conhecido como o aprovado de segunda faze. Já que ele passou para a segunda faze no exame da ordem quando ainda estava na academia de polícia, antes mesmo de entra para a escola de direito. Han Joon não tem pais, mas tem um tio que é procurador geral e por isso tem costa quente, mas não vemos em momento nenhum ele usar esse fator para benefício próprio. Na verdade Han Joon consegue tudo estudando, sendo o melhor, lendo, buscando e usando a razão x inteligência. Tudo pra ele é baseando em fatos e como prova-los, mas nem por isso passando ou pisando em outros, o que torna Han Joon o mais qualificado para ser um promotor entre todos os alunos. Já deu pra perceber que amo esse menino e desejei do começo ao fim a felicidade dele.
     Outra aluna inteligente é Kang Sol A, que superou todas as aversões de sua vida, como a pobreza, problemas com a lei, família, para poder entrar na escola de direito com uma bolsa de estudos. Mesmo sendo super inteligente, Sol A ainda duvida de sua capacidade a cada segundo, já que esta rodeada de pessoas prodígios que viveram a vida toda em prol dos estudos para poder estar ali, ela sente como se não pertencesse e nem merecesse, mas com o passar do tempo vemos o quanto ela passou, o quanto ela estudou e como lida com tudo. Kang Sol A usa sempre a emoção para julgar, entender e trabalhar, por isso suas lutas sempre são as mais emocionantes, já que é uma mocinha que veio do nada e que luta por outras pessoas que não tem nada. Sem dúvidas Sol A foi minha personagem preferida, ao meu ver a mais merecedora de estar na escola de direito e ponto.
     Por último, mas não o menos importante, Professor Yang Jong Hoon, sua aula de direito criminal é exclusiva e totalmente brutal. Todos os alunos temem passar por sua aula, mas todos acabam se escrevendo pela importância que o professor carrega. Professor Yang já foi um promotor muito importante e famoso, mas desistiu depois de perder um caso aonde tinha certeza de estar certo, por isso passou a dar aula de direito criminal, assim seus alunos nunca vão perder um caso importante. YangSocrates como é chamado também kkkkkk, pode ser um professor rígido e extremamente duro com seus alunos, mas ele não mede esforços em ajudar um quando é necessário, ele dá a alma por cada aluno que tem e isso o torna um dos melhores professores que eu já vi, sem conta o seu instinto de sempre usar fatos, coerência e provas concretas. Eu amo esse homem e pra mim seu personagem é o ponto chave de cada coisa que acontece nesse drama, o verdadeiro protagonista.

Culpados ou Vítimas?
     O interessante de Law School é que nem todo culpado é vitima e vise versa. O exemplo perfeito disso é Kang Sol B, um aluna extremamente ambiciosa e inteligente, que fez e faz de tudo para entrar e ser a melhor na escola de direito. Aos poucos vemos como Sol B pode passar por cima da lei, pode ser estrategista e dura, mas também vemos oque ela passa em casa para se tornar assim, sua mãe ensinou para Sol B desde de cedo que ou ela se torna a melhor ou então nem merecer fazer parte da família. Eu não gosto Sol B, ao meu ver ela mostra o porque de tantas pessoas corruptas conseguirem um cargos de poder, mas eu odeio ainda mais a sua mãe doida.
     Seo Ji Ho também é um aluno ambicioso que pode pisar em qualquer um para conseguir oque deseja, só que oque ele deseja não é poder e sim uma vingança. Seo Ji Ho na verdade é um incógnita, porem uma muito interessante e que vamos poder ver a evolução durante os episódios. Eu consigo facilmente ver a Kang Sol B no Seo Ji Ho, são personagens muitos parecidos, que dão choque um no outro por esse semelhança, o engraçado é que eu gostei do personagem, diferente da Sol B ele não é hipócrita e sim alguém que não sabe ainda como lutar.
     Com o passar dos episódios vamos conhecendo alunos que não parecem tão sérios, como Jeon Ye Seul, que apesar de ter entrado da escola de direito, tira péssimas notas, odeia estudar, passa a maior parte do seu tempo andando no carro esportivo de seu namorado e desfilando com bolças de marca. Mas o interessante dessa personagem é que ela tem a reviravolta mais doída e emocional de todo o drama, eu me apeguei a Ye Seul, ao seu jeito calmo, feliz e tranquilo que no começo achamos ser apenas uma personagem fofinha, mas com o tempo vemos nela a historia de milhares de mulheres. (SPOILER TOTAL, NÃO LER APARTIR DAQUI: Eu amei Law School ainda mais depois de tudo que Ye Seul passou, já que um drama que passa em uma das maiores emissoras da Coreia, um dos países mais patriarcais, mostrar um relacionamento tão abusivo e mostrar como a mulher nunca é a culpada, foi impressionante e me deu orgulho da evolução dos kdramas. FIM DO SPOIER)
     Nosso ultimo "Culpado e Vitima", é Yoo Seung Jae, um estudante serio, compromissado que também é acolhedor com seus colegas e professores. Com o passar do tempo que vamos conhecendo Yoo Seung Jae, descobrimos que ele é um medico, que desistiu da sua área para estudar direito, ele é o mais velho dos estudantes, já é casado e por isso ao nosso ver parece tão calmo em relação a escola. Mas a verdade é que Seung Jae esconde um segredo, um grande e que talvez prove a inocência de alguém. Eu gostei do Seung Jae, eu entendo ele e talvez passaria pelas mesmas coisas, o interessante desse personagem é que mesmo vendo as coisas erradas, também é fácil compreende-lo já que todos nos somos humanos.

Secundários importantes
     Law School nos apresenta milhares de personagens, alguns deles são muito importantes para a trama, como Min Bok Gi, um estudante de direito que sonha em ser um advogado voltado para a área mais humana, mais publica, ele quer ajudar as pessoas quando se formar. Min Bok Gi tem péssimas notas, mas ajuda nas investigações o tempo inteiro, com opinião ou apenas apoio moral, na verdade todos os alunos do grupo de estudo privado ajudam nas investigações. Vemos também sua paixão platônica pela Ye Seul, a coisa mais fofinha ia esses dois, eu tenho certeza.
     Jo Ye Bum é um aluno que tira boas notas, mas não se destaca na multidão, mesmo sendo filho de uma família rica e amigos de todos a sua volta. Ele sonha em entrar no grupo de estudos privado de seus colegas de turma, quando consegue acaba meio que virando a casaca para ser notado por seu supervisor que é promotor, todos acabam perdoado e isso me deixo até brava. Desde do começo eu sabia que Ye Bum não era de confiança, ele passa a vibe traíra e eu fiquei apenas esperando isso acontecer.
     Quando comecei a conhecer os personagens secundários, meu maior preconceito foi com o professor Kang Joo Man, já que o personagem parecia o tipo professor que sabe o que está acontecendo e não quer ajudar os alunos. Porem o personagem veio cheio de surpresas, como a família e tudo o que eles representam em sua carreira, sua esposa doente que adoeceu ele e a filha (doente no sentido de louca). Kang Joo Man vai se tornar um dos suspeitos de assassinar o procurador geral e toda a história por trás do possível motivo do assassinato. (Um suspeito para o telespectador, vão surgir vários, acostumem-se)
     Sung Dong II não é um professor nem tem nenhum cargo importante de escola de direito, mas ele já foi um aluno da Hankuk, fez direito e no final não conseguiu passar no exame da ordem. Eu gostei muito desse personagem porque ele é super inteligente, mesmo não formando em direito, acabou ficando na faculdade como dono de uma loja de xerox e não vemos nenhum arrependimento pelos caminhos estranhos de sua vida. Na verdade, ele continua amigos dos seus colegas, que hoje são professores, defensores, diretores, sempre dando seus conselhos de quem já passou por muito na vida, personagem maravilhoso.
     Já Park Geun Tae se formou e é um advogado que na maioria das vezes defende bandidos, assassinos e etc... Apenas para ganhar bem, ele também faz uns bicos de defensor público, assim acaba pegando o professor Yang como seu cliente, já que o professor acaba como o maior suspeito do assassinato do promotor geral. O engraçado é que Park Geun Tae é super inteligente, dá pra perceber isso, mas ele tem preguiça e acaba fazendo um trabalho bem porco, na maioria das vezes nem consegue ajudar o cliente, apenas atrapalhar. Não é só os alunos que vão ganhar aulas intensivas de direito criminal, com o passar do julgamento, Park Geun Tae, acaba se tornando advogado e também "aluno" do professor Yang.
      Ko Hyeong Soo é um político bem famoso, que não se intimida pela lei, todos as suas voltas acabam recebendo suborno e vivendo uma vida nada justa. Eu tenho muita raiva desse homem porque ele protegeu o filho, KoYuong Chang, namorado e agressor da Ye Seul e quase conseguiu acabar com a reputação de todos os alunos da escola de direito. Entre outras coisas que esse homem fez e causou, um verdadeiro político corrupto e FDP.
    Quem também tem um cargo de poder é a reitora da escola de direito, Oh Jeong Hee. Diferente de quase todos os outros personagens com "poder dentro da lei" a reitora foi uma mulher justa, calma e muito fiel aos seus alunos. O engraçado é que tinha certeza que ela seria uma vaca, mas com o passar dos episódios, vamos vendo todos os seus sacrifícios para conseguir manter os alunos e o curso de direito protegidos, uma verdadeira reitora e uma grande mulher.
    Jin Hyung Woo, o promotor do caso de assassinato da escola de direito e também um grande capacho para quem tem poder. Basicamente esse promotor é totalmente influenciável, comprável e sem credibilidade nenhuma, ele até consegue causar muitas coisas, tem o conhecimento da lei, mas acaba perdendo já que seu maior adversário é o professor Yang. A cada episódio esse homem se tornava mais detestável e eu não tinha paciência nenhuma pra ele.
     Outro que tiro minha paciência é Lee Man Ho, depois um tempo na cadeia, ele foi solto e voltou para causar na vida de todos que foram "culpados" pela sua prisão. Seu crime foi abusar sexualmente de uma criança, sua pena foi tão curta porque ele declara que estava bêbado e também conseguiu ajuda de pessoas poderosas, com ameaças e outros truques. O pior personagem sem dúvidas, esse homem não tinha vergonha na cara, parecia sentir orgulho dos seus altos criminosos que não eram poucos. Ao mesmo tempo exigia ser tratado com respeito e humanidade. Mereceu o fim que teve e pronto, só falo isso.

Justiça e verdade, apenas pelos olhos da lei
    Seo Byung Joo é um procurador geral muito famoso, com uma carreira brilhante e ao mesmo tempo contraditória. Seu assassinato acontece durante um julgamento montado, feito pela faculdade, mas com seu total apoio financeiro. O dinheiro veio de uma terra que Seo Byung recebeu de presente, mas que na verdade foi vista como suborno, tanto que até um julgamento especial foi feito para saber a verdade, tendo como promotor o professor Yang, depois de perder esse caso, Yang Jong Hoon decidiu virar professor. Desde o primeiro momento do drama descobrimos o assassinato, logo depois vemos os passos de Seo Byung Joo, vemos as pessoas que ele encontrou no dia, suas conversas, o que comeu, o que usou e também descobrimos seus vários segredos.
     A trama gira em vota disso, quem matou Seo Byung Joo? Porque? Como? Entre outras perguntas. Mais com o passar do tempo, outras coisas vão surgindo, não é só a morte do procurador que é um caso misteriosos, quem foi é o grande x da questão, porque o culpado de uma coisa se torna o culpado de tudo. Simples e direto assim, com isso vemos o professor Yang se tornar o centro de todas essas questões. Eu gostei de Seo Byung Joo, eu vi o seu lado justo e certo, mas também vi quando ele começo a escolher o caminho errado, e uma vez que alguém escolhe o caminho errado, se torna não apenas um fardo, mas um vício e é por esse motivo que o procurador Seo morre. Também é interessante ver o carinho entre ele e o sobrinho, Han Joon Hwi.

Romance, Amizade ou Almas Gêmeas?
       Todos dorama que tem o tema política, mistério ou direito, tem que tem um alivio, as vezes os escritores usam a comedia e as vezes é usado o romance. Em Law School temos a comedia, damos boas gargalhadas, mas acabamos ganhando um pouquinho de romance dessa vez. Desde o primeiro episódio fica nítido que Sol A e Han Joon Hwi vão aprontar muito juntos, mas é amizade ou romance? Eu escolho ambos, Sol A é toda cabeça quente e imprevisível, já Han Joon é um menino calmo e estrategista, quando os dois se juntam para qualquer coisa, pode saber que vai dar certo. Além da Sol A, a Sol B se torna um possível interesse amoro para o Han Joon, porem eu não senti a conexão dos dois, foi mal apresentando o possível "casal", com poucas cenas e diálogos, a falta de química também foi um dos motivos eu acho. Já com a Sol A, a química é incrível, 99% das cenas dos dois é junto e isso bastou. Os dois são namoradinhos que não sabem que estão namorando, adoro kkkkkkkk. Queria um drama de romance ou uma segunda temporada, quero ver o Kim Bum e a Ryu Hye Young em cena novamente, virou meu shippe da vida real <3.
      PS1. O próprio Kim Bum falou que os personagens são almas gêmeas, quem sou eu pra falar que não. Sem conta que nos bastidores esses dois vivem juntos. Os dois também interagem muito no insta, nem acho tão impossível vira namoro pq todo mundo sabe que o Kim Bum é namoradeiro kkkkk ;)
     PS2. Gente esse drama tem zero clima romântico, não tem beijo, muito menos confissão romântica, aqui é apenas um drama de mistério com alguns momentos de alivio, okay...?

Adeus Law School!
     E assim cheguei ao fim de mais uma dorama, já são 214 e eu ainda não sei dar o Adeus. Vou sentir saudades dos alunos, dos professores e da escola de direito. Law School foi uma surpresa boa, em um momento difícil pra mim, eu consegui suportar algumas coisas apenas falando, quarta sai um ep, aguenta até quarta que sai um ep de Law School. Parece ridículo, mas é a verdade, obrigada Law School, por tudo <3. Gente eu sei que faltou personagens importantes e queridos, como a irmã e a mãe da Sol A, outra personagem que não falei foi Kang Dan/Erica Shim, como é uma personagem que está ligada aos segredos do kdrama, achei melhor não fala nada dela e deixa para vocês descobrirem por vocês mesmos. Quem ainda não assistiu esse drama maravilhoso, corre lá na Netflix e quem não tem netflix assista pelo Dramas Fansub.

OST Sugerida

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Resenha: W-Two Words

Resenha: My Secret Romance

Resenha: Another Miss Oh